As mulheres precisam de…?

Postado em Atualizado em

Quer ter uma ideia do pensamento geral sobre determinado assunto? Digite no Google. Quando você preenche a caixa de buscas com um termo como “BH é”, a ferramenta completa automaticamente com os itens mais procurados. No caso, apareceu: “BH é onde”, “BH é 110 ou 220” e “BH é um ovo”. É, pois é.

Então um órgão da Onu que trabalha para acabar com a discriminação contra as mulheres resolveu digitar os termos “women need to/should/shouldn’t/cannot” (mulheres precisam/devem/não devem/não podem) e ver quais eram os termos que as pessoas mais usavam quando o assunto era o que era esperado ou necessitado pelo sexo feminino. O resultado foi esse:

UN-Women-Ad-3_495x700 jpg
“Mulheres deveriam… ficar em casa/ser escravas/ficar na cozinha/não falar na igreja”

Chocado? Eu não. Só quem acredita que o machismo não existe é que não tem consciência da realidade. E depois acusam as feministas de verem o machismo em todo lugar.

Como não poderia deixar de ser, fui conferir para ver se era verdade. O resultado da pesquisa de hoje com termos em inglês:

blog_unwomen
“mulheres precisam… calar a boca/crescer/dormir mais/perceber que trabalho não é escola”

O problema é que depois que você se dá conta dessa realidade e percebe como esses sinais realmente estão em todos os lugares, é impossível não notar. E quando é o seu grupo, a sua identidade que está sendo alvo de preconceito, como ficar calada? Como não ficar indignada quando a piadinha “lugar de mulher é no tanque” e suas variantes ainda são engraçadinhas? Como ficar calada com o assédio que a gente sofre todos os dias na rua?

Para ver a campanha completa, clique aqui.

*Nota: se você acha que feminismo é o contrário de machismo, (aka “colocar as mulheres no poder e dominar todos os homens), clique aqui.

Leia mais
As mulheres-vitrine
Machismo: a burca brasileira
Um bilhão se ergue

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s