As mulheres-vitrine

Postado em Atualizado em

Quando eu tinha 13 anos, minha família se mudou para um novo bairro em BH. Ainda na primeira semana na casa nova, saí caminhando pelo bairro, para descobrir o que tinha de interessante por lá: lojinhas, padarias, papelarias que vendiam canetas coloridas. Numa dessas vezes, eu estava andando na calçada perto de uma praça quando um homem, de uns 30 anos, parou o carro ao meu lado e me pediu uma informação. Eu, orgulhosa de já saber me virar por ali, expliquei que para chegar na BR ele tinha que contornar a praça, pegar a terceira rua à direita e seguir até o final. O cara não entendeu, pediu pra explicar de novo. Expliquei. Ele insistiu: qual rua que é? Era tão óbvio, eu tinha acabado de apontar ali na frente, não entendia porque ele ficava me perguntando mil vezes sobre a mesma informação, até que percebi o gesto que ele estava fazendo. Ele estava se masturbando.

O cara simplesmente parou uma menina na rua, inventou uma desculpa para manter ela em frente ao carro e ficou lá usando ela seu próprio prazer sexual. E essa menina era eu. E eu estava sozinha no meio da rua, de um bairro desconhecido, numa época em que ainda pensava em canetas coloridas e sequer tinha beijado na boca.

fiufiu3-1
Clique para conhecer a campanha “Chega de fiu-fiu”

Apesar de ter sido a mais grave, não foi a primeira vez e nem a última que eu seria assediada. Já perdi as contas de quantas vezes um desconhecido tentou passar a mão em mim ou segurou meu braço na balada. Também já tentaram me beijar à força e frequentemente ainda ouço cantadas pelas quais eu não pedi, a maioria sussurrada de maneira ininteligível quando o cara está passando por mim. A mesma situação se repete com 90% das meninas que eu conheço. Todo mundo tem uma história nojenta para contar e eu inclusive já escrevi sobre isso aqui, em 2009.

Existem vários níveis de assédio e abuso sexual, passando do olhar de cão faminto até o estupro. Mas todos partem do mesmo princípio: a mulher como um objeto de entretenimento para o homem. É como se o mundo fosse uma vitrine, e as mulheres objetos à venda. Eles vão passando e comentando se gostam ou não do que veem. Quando gostam, é só dar um lance. Lembram daquela frase “o que eu tenho que fazer pra ganhar um beijo?”? Então. Se o objeto parece inacessível, só pode ser porque está com um preço acima do que vale “tá se achando a última bolacha do pacote, heim?” já ouvi de um completo estranho quando repeti pela terceira vez que não queria dançar com ele.

A situação é muito triste, mas felizmente esse é um debate que está em alta hoje, por causa do texto da jornalista Karin Hueck. Ela fez uma pesquisa para saber o que as mulheres pensam sobre as cantadas que recebem nas ruas. Gostaria de dizer que o resultado foi estarrecedor, mas infelizmente esse é o retrato de uma realidade que todas as mulheres já conhecem:

83% não acham que cantada é legal

81% já deixou de ir a algum lugar ou fazer algo por medo de ser assediada

90% já trocou de roupa por medo de ser assediada

cantada

É claro que existem cantadas, e existem elogios, como um “desculpe incomodar, mas eu te achei linda e queria te dizer isso”. E também existem mulheres que gostam de cantadas e até se sentem “feias” por não chamarem a atenção dos homens na rua (como se a segurança sobre a sua beleza viesse dos outros, e não de você mesma, mas enfim…). Mas é uma linha muito tênue, e quem vai dizer se ela foi ultrapassada ou não é a mulher. Quantas vezes você pode dizer que uma mulher se sentiu realmente elogiada pelo que ouviu na rua? Bom, a pesquisa ali de cima já mostrou o resultado.

Desde aquele dia nos meus 13 nos, desde do meu texto em 2009, desde o início do século, a situação não mudou. O texto da Karin me fez ter vontade de imprimir panfletos e sair distribuindo pra todo “engraçadinho” que acha as mulheres deveriam ficar agradecidas quando escutam um total estranho dizer como gostaria de trepar com ela.

Quer ler o resultado completo da pequisa? Tem aqui.

Deixe um comentário

