O que realmente é a meditação?

Postado em Atualizado em

Muita gente associa a meditação ao tédio, ao gesto ficar horas sentado simplesmente não pensando ou sentindo nada. Outra parte das pessoas associa essa prática a um estágio de iluminação, que só pode ser atingido por pessoas que passam a vida em mosteiros tibetanos ou que seguem à risca a religião busdista.

Mas não é tão complicado assim. Com vocês, o monge Mingyur Rinpoche, que foi quem melhor conseguiu explicar o que realmente é a meditação (além de ter um sotaque fofo e umas expressões divertidíssimas).

O vídeo abaixo é em inglês (com sotaque tibetano), então eu tomei a liberdade de traduzir os melhores trechos:

What meditation really is – Mingyur Rinpoche from WhatMeditationReallyIs on Vimeo.

Nós costumamos dizer que a nossa mente é como um macaco. Algo que eu chamo de mente-macaco-maluco (crazy monkey mind é a expressão que ele usa, bem melhor). E normalmente essa mente-macaco é quem manda na nossa vida. Tudo o que você faz e tudo o que você aprende começa na mente. A mente lidera tudo.

E em nossas vidas, nós sabemos como conduzir as coisas, como gerenciar tudo, mas não sabemos como conduzir nossas mentes, como treinar nossas mentes. Não sabemos como aprender sobre as nossas mentes, como nos familiarizar com as nossas mentes. Então a meditação é aprendeer a lidar com a mente, conhecer a sua natureza. E também a guiar a mente e treiná-la.

Eu dou um exemplo. (Aí ele começa com os gestos e caras, vou tentar reproduzir) Temos a mente-macaco, que fica falando na nossa cabeça. E normalmente o que você faz? Duas coisas. A primeira é dizer “sim-senhor”, e a mente-macaco continua com o seu falatório e acaba por te deixar louco. A segunda coisa que fazemos é odiar esse falatório, e dizer: “cala a boca, me deixe em paz!”. E quando você luta com a mente-macaco ela começa a falar mais alto e a ficar mais forte.

 Em nossas vidas, nós sabemos como gerenciar
tudo, mas não sabemos como conduzir nossas
mentes, como treinar nossas mentes”

Algumas pessoas pensam que a meditação é se sentar, não pensar em nada e bloquear todos os pensamentos e emoções. Outras pessoas pensam que a meditação é se elevar, pensar em paz. Não é assim.

Então o que é a meditação? Não é dizer “vai embora” para a sua mente, ou seja, não é lutar, e também não é dizer “sim senhor”. Faça amizade com ela. Como fazer amizade? Para se fazer amigos você precisa ter algo em comum. Algo que você goste e o seu amigo goste também. E o que a mente-macaco adora? Trabalho. Resolver problemas, o tempo todo. A mente-macaco é muito ativa, e sem trabalho ela semplesmente vai inventar algo para fazer. Então o que você deve fazer? Dar um trabalho para a mente-macaco. E isso é meditação. Você está guiando e treinando a sua mente. Assim a sua mente se torna calma, pacífica e maleável.

Se você dá um trabalho para a mente-macaco é uma situação em que todos saem ganhando. A mente-macaco fica feliz, porque conseguiu um trabalho, e você fica feliz, porque se torna o chefe. A mente-macaco passa a ser sua funcionária e você o empregador. E assim você ser torna livre, você se liberta.”

Quem quiser saber mais sobre meditação, sugiro esses links:

Em inglês:
Portal dos seguidores do Mingyur Rinpoche, com vários vídeos
O que a meditação realmente é

Em português:
Lama Padma Samten ensina como começar a meditar

Boa prática!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s