A saga da Ricardo Eletro

Postado em Atualizado em

by elvis_payne, cc on Flickr
Lavando roupa no tempo da avó

Pois bem, depois de muito xingar no twitter reclamar sobre o meu episódio com a Ricardo Eletro eu acabei cancelando a compra e pedindo a mesma máquina de lavar nas Casas Bahia. Até consegui meu dinheiro de volta, mas a história não acaba aí. No meio do processo mandei um e-mail para o Ministério Público de São Paulo (consumidor[arroba]mp.sp.gov.br).

Depois de um tempo, recebi o seguinte e-mail:

“Prezado(a) Senhor(a),

                 Informo a Vossa Senhoria que vosso email com informações sobre práticas da RICARDO ELETRO, foi recebido neste órgão ministerial e registrado como Representação de número em epígrafe. Por ser identificada conexão de objetos, foi juntada ao espelho da Ação Civil Pública nº 583.00.2011.132112-7, feito anterior e ainda em trâmite junto à 35ª Vara Cível Central de São Paulo/SP, que trata do mesmo assunto. O processo é público e poderá ser consultado por qualquer interessado junto ao 35º Ofício Judicial desta Comarca (Fórum João Mendes). Não obstante, foram encaminhadas cópias da referida representação à Central de Inquéritos Policiais e Processos para eventuais providências no âmbito daquela Promotoria de Justiça.”

Ou seja: minha reclamação (e a de muitos outros consumidores juntos) deu resultado. O Ministério Público de São Paulo entrou com uma Ação Civil Pública contra a Ricardo Eletro! A ação é pública e pode ser consultada aqui. Não consegui olhar ainda o que é pedido no processo, mas já posso dizer que o valor da causa é de R$200 mil.

Ressalto aqui (e a própria promotora ressalta no e-mail) que o Ministério Público não vai resolver o meu caso em particular. O MP é um órgão para defender os direitos da sociedade, os direitos coletivos. Como muitas pessoas enviaram suas reclamações para lá, os promotores concluíram que a Ricardo Eletro não só está lesando consumidores individualmente, mas causando um prejuízo para toda a sociedade.  O bacana é isso: a conquista não é só minha.

Quando conseguir entender em que pé está essa ação, conto aqui.

Em tempo: descobri que a coisa tá tão feia que foi criado um blog, o Ricardo Eletro Nunca Mais.
.

Mais posts sobre consumo e os nossos direitos:
Problemas com a Transportadora Americana
Problemas com o Ponto Frio
Por que as coisas duram tão pouco?

.

12 comentários em “A saga da Ricardo Eletro

    Nelson Junior disse:
    25.janeiro.2013 às 23:11

    Ministério Público, neste exato momento em 25/01/2013, foram registradas 28.899 reclamações no site do Reclame Aqui sobre esta empresa. Efetuei a compra de uma TV “22” em 22/12/2012, onde me deram o prazo para a entrega até 08/01/2013 e segundo a transportadora no dia 02/01/2013 não localizou meu endereço. Hoje 25/01/2013 e não recebi meu produto. Minha paciência chegou ao limite, tendo em vista as várias canseiras para ser atendido no SAC onde por diversas vezes as ligações não eram concluídas, fora as canseiras quando me deixavam pendurados ao telefone e estranhamente as ligações eram encerradas sem uma resolução para o meu caso. Diante de tal situação solicitei a intervenção the PROTESTE e acionei também o PROCON/SP.

    A PROTESTE me deu um retorno hoje 25/01/2013 conforme abaixo.

    Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2013.

    Ilmo. Sr. Nelson Carneiro the Silva.
    Associado no: 1138256-58.
    Caso nº 100223868-78.

    Assunto: Orientação – PROTESTE.

    Prezado Sr. Nelson

    É com satisfação que a PROTESTE recebeu a sua solicitação. Abaixo, algumas considerações e nossa orientação.

    Vem a PROTESTE, pela presente, comunicar que após análise, efetuou o procedimento de INTERMEDIAÇÃO, na tentativa de que a questão reclamada seja resolvida de forma rápida.
    Solicitamos à empresa que se comunique diretamente com o senhor, e para isto foram fornecidos todos os seus meios de contato de que dispomos.
    Tendo isto em vista, o prazo de 30 DIAS foi dado à empresa reclamada para que nos envie resposta e, assim, pedimos a gentileza do senhor nos informar, se dentro deste prazo, houver solução.
    A PROTESTE reafirma a satisfação em tê-lo como associado e aguarda o seu retorno. Continuamos à disposição para atendê-lo em suas dúvidas de consumo.

    Atenciosamente,
    Departamento de Orientação ao Associado.

      Larissa Veloso respondido:
      29.janeiro.2013 às 22:05

      Obrigada por contar a sua história, Nelson. Já conhecia o Proteste, mas nunca entrei em contato. Você entrou em contato com eles pelo site? Nos avise se houver alguma resposta.

    Edson disse:
    7.janeiro.2013 às 16:24

    Pessoal

    Eu também estou sendo enrolado pela Ricardo Eletro. Comprei uma chaleira do modelo X e 30 dias depois recebi uma chaleira do modelo Y.

    É uma vergonha que essa empresa ainda continue funcionando, mesmo depois de tantas reclamações.

    Camila disse:
    10.outubro.2012 às 9:57

    Eu comprei um fogão e uma máquina de lavar para minha tia no cartão de crédito no dia 21/09/2012 pelo site da ricardoeletro.com e a data da entrega estava prevista para o dia 09/10/2012, tinham até ontem e até agora nada. Já até enviaram a nota do fogão e da máquina de lavar, minha tia já pagou a primeira parcela, mas infelizmente não entregaram os produtos e tenho certeza que não entregarão.
    Tem tanta gente reclamando da desonestidade dessa empresa, tantos clientes insatisfeitos, é muito os casos de produtos que não foram entregues e que vieram com defeito. Um porém, é uma perca de tempo qualquer tentativa para entrar em contato, pois eles não resolvem nada. Não adianta ligar para o número 4002-2343, porque além de ser pago, eles nos deixam ficar horas na linha esperando, e não respondem meus e-mails de reclamação.
    É uma pena ter tido essa decepção com a Ricardo Eletro, por ser uma loja que está a tanto tempo no mercado, tem tanto preço baixo, mas infelizmente falta responsabilidade e respeito com os clientes.

    ivo disse:
    29.julho.2012 às 19:26

    comprei um produto e a ecolchoes (empresa da ricardo eletro), mandou um email dizendo que iria fornecer outro produto, tentei pelo sac, que confirmou o absurdo. infelizmente isso desacredita a internet como meio de compra.

    janete disse:
    16.junho.2012 às 8:42

    eu estou com mesmo problema na ricardo elektro comprei um cama e acama

    estava velha e nunca tive tanta dor de cabeça com um produto que ate agora

    janete disse:
    16.junho.2012 às 8:34

    Processo No 0006079-23.2011.8.19.0028

    TJ/RJ – 16/06/2012 08:19:12 – Primeira instância – Distribuído em 13/05/2011

    Comarca de Macaé Juizado Especial Cível
    Cartório do Juizado Especial Cível

    Endereço: Rodovia do Petróleo 168 Km 4
    Bairro: Virgem Santa
    Cidade: Macaé

    Ação: Dano Moral – Outros/ Indenização Por Dano Moral

    Assunto: Dano Moral – Outros/ Indenização Por Dano Moral

    Classe: Procedimento do Juizado Especial Cível/Fazendário

    Autor JANETE RAMOS
    Réu RICARDO ELETRO DIVINOPOLIS LTDA

    Tipo do Movimento: Digitação de Documentos
    Data da digitação: 18/05/2012
    Documentos Digitados: Intimação Via Postal (antigo 016)

    Processo(s) no Conselho Recursal: Não há.

    Localização na serventia: PRAZO

    Os autos processuais findos dos Juizados Especiais Cíveis serão eliminados após o prazo de 90 (noventa) dias da data do arquivamento definitivo.

    sirlene disse:
    27.fevereiro.2012 às 15:53

    eu comprei um fogao, o dia de entrega era pra dia 14/02/2012, já passou do dia e nada desse fogao chegar, ja reclamei no reclame aqui, e vem um msg automatica, que nao esplicou nada, liguei mas fiquei mais de dez minutos e ninguem me atendeu.

    o que eu faço pra conseguir meu dinheiro de volta? e o pior e que eu paguei no boleto bancário.

    denise disse:
    8.dezembro.2011 às 11:42

    estou com mesmo problema na ricardo elektro comprei maquina de lavar pra presentia como presente de casamento no dia 19/10 e ate hoje nao me entregaram amiga me de uma opiniao porque nao sei mais o que fazer ja reclamei no reclame aqui e nada de eles entregarem o que faço
    espero entregar ou cancelo a compra por favor me demmmm ajuda porque nunca tive tanta dor de cabeça com um produto que ate agora nao chegou

    Elinara disse:
    5.dezembro.2011 às 23:25

    Tive grande transtorno em uma loja deles no dia de hoje. Creio que nenhum cliente merece passar pelo que passei.

    Claudio André disse:
    29.novembro.2011 às 17:28

    Ricardo Eletro (entre outras) se mete em um negócio em que mostra absoluta incapacidade, inaptidão e talento “pra coisa”.

    Que mentalidade é esta? Apenas uma fração dos clientes (25% no Ricardo Eletro e 10% no Cidade Urbano) tem interesse em voltar a fazer negócios com a empresa.

    http://www.reclameaqui.com.br/indices/10708/ricardo-eletro-internet/
    http://www.reclameaqui.com.br/indices/32664/cidade-urbano/

    Edelcio Ciccio disse:
    3.novembro.2011 às 8:39

    Acho que terei que fazer o mesmo.Infelizmente não consigo entender como estes comerciantes tem a cara de pau de na televisão afirmarem estar preocupados com o bem estar de seus clientes.
    Acho que é so para conseguir novas vítimas.

Deixe um comentário

