Encurtador de URL verde

Postado em

Uma árvore a cada mil verd.ins

Com vocês, o verd.in! A promessa é que, a cada mil endereços encurtados, uma árvore seja plantada. Já foram cinco. Ainda está no início, mas a ideia me parece bastante promissora.

Para quem não é viciado em web sabe, um encurtador de URL é uma ferramenta que permite transformar um endereço gigante de página como esse https://blogsustentavel.wordpress.com/2010/11/18/encurtador-de-url-verde/ em um link curtinho assim: http://verd.in/nm1. Isso serve para poupar espaços em mensagens, facilitando o trabalho de quem navega pelo Twitter, por exemplo, e precisa dizer coisas em 140 caracteres.

3 comentários em “Encurtador de URL verde

    Erri Jr. disse:
    10.fevereiro.2011 às 10:11

    É um excelente idéia, mas pra mim o http://favi.me/ continua sendo disparado o melhor encurtador de url do mercado. Nunca sai do ar.

    Alex disse:
    12.janeiro.2011 às 17:33

    Ok, estou realmente querendo entender esta “Ação Sustentável”, pq pra mim tá cheirando a Greenwash…
    primeiro: Pq precisam ter 1000 URL’s encurtadas pra plantar UMA árvore? Se eles podem plantar árvores pq não simplesmente plantam em vez de tentar vender esse ato por acessos ao site?
    segundo: Não seria muito melhor incentivar que as pessoas plantem uma árvore? O que é melhor: 1000 twitteiros com a bunda na cadeira encurtando links pra que uma equipe que (provavelmente) de alguma forma ganha algum lucro com isso plante UMA árvore, ou que estas pessoas que vivem na net se levantem e realmente FAÇAM ALGO PELO MEIO AMBIENTE em vez de ficar se iludindo achando que fez algo só pq encurtou um link?

    Tenho perguntado no twitter, mandei uma pergunta tbm no próprio site do verd.in, eu sinceramente quero entender como isso funciona antes de sair apoiando qualquer ato que diga ser ecologicamente correto…
    Se puderem responder eu agradeço.

      Ladislara respondido:
      19.janeiro.2011 às 10:37

      Oi Alex,
      confesso que realmente não fiz minha pesquisa direito para esse post.
      O verd.in não explica direito como o projeto funciona (prometeram um blog, mas também ainda não saiu), mas eu imagino que a ideia seja funcionar como o Click Árvore. Patrocinadores financiariam o plantio de árvores em troca de visibilidade no site. O problema é que ainda não vi espaço usado com essa finalidade no verd.in.
      Olhei hoje e o verd.in tinha 28 mil acessos. Imagino que plantar 28 mil árvores não seja uma tarefa fácil.
      A questão desse encurtador e de muitas outras iniciativas semelhantes é a mesma: incentivar pessoas a pensar no meio ambiente, de maneira criativa. Chegamos a uma fase em que não adianta mais sair bradando por aí: “plante uma árvore!”, as pessoas se tornaram meio que anestesiadas ao discurso ambiental. Daí surgem essas iniciativas, que são bacanas, de você poder colaborar com a preservação ambiental com algo tão simples quanto um clique. É claro que é uma ilusão achar que ficar apertando um botão na sua casa vai resolver o problema, mas precisamos encontrar novas maneiras de tocar as pessoas e despertá-las para esses problemas. Se for por um link, que seja.
      Desculpe pela demora em responder. Rolou um período de férias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s