Escolha a sua causa

Postado em Atualizado em

 

oiê!

Depois que trabalhei na Oficina de Imagens (ou mesmo antes disso) fiquei com vontade de aderir a todas as causas. Queria ajudar crianças, queria ajudar animais, queria ajudar na conscientização política, enfim: queria fazer alguma coisa pra consertar o mundo (vejam a sensação de onipotência dessa pobre criaturinha). Achei que a melhor solução para isso era montar já uma ONG.

Mas aí, nessas aventuras pelo mundo do terceiro setor, aprendi algumas coisas. A primeira delas: é preciso ter foco. Não adianta tentar abraçar o mundo de uma vez. Isso porque o trabalho nessa área parece simples, mas não é. É preciso estudo, conhecimento, se aprofundar no tema.

A segunda coisa que aprendi é: montar uma ONG não é a solução. Isso porque já existem ONGs demais no Brasil, atuando nas mais diversas áreas. Em vez de abrir mais um pontinho no mapa, o melhor é poupar esforços e ir engrossar o time de uma entidade que já existe. Mesmo que você não encontre exatamente o projeto que quer fazer, é melhor entrar para uma ONG do “ramo” e depois de um tempo propor uma nova iniciativa lá dentro. As entidades já têm o “know-how” e os contatos para trabalhar, e pode ser que elas já tenham tentado fazer o que você propõe antes.

Bom, esse prólogo todo é para contar que quero dedicar um tempo da minha semana para ajudar os animais. Andei pesquisando sobre o assunto e nesse fim de semana visitei a ONG Adote um Gatinho, que atua na grande São Paulo. Como é de se imaginar, lá o trabalho é de recolher gatos das ruas, cuidar deles e encontrar um lar para os bichanos.

O mais incrível desse lugar é que o grupo trabalha há 7 anos totalmente na base do voluntariado. Ou seja: ninguém recebe para estar lá, e no entanto a entidade já encontrou uma casa quentinha para mais de 3 mil gatos. No momento, há cerca de 300 bigodes lá esperando um lar ou se recuparando de doenças e feridas de rua. As despesas são pagas através de doações e vendas de produtos da ONG.

No próximo dia 5, o Adote um Gatinho vai fazer um bazar de natal em São Paulo, de onde esperam tirar uma boa quantia para continuar o seu trabalho. Também há outras formas de ajudar, apadrinhando um gatinho ou comprando na lojinha.

E você? Com que causa tem mais afinidade?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s