Sobre o que não sabemos

Postado em Atualizado em

Esses dias descobri uma publicação muito bacana, que chama Página 22. Eles têm um site e uma revista com propostas (pelo menos a princípio) parecidas com a deste blog. Descobri porque uma moça, a Aline, deixou um comentário aqui falando de lá (tá vendo como é importante comentar?).

Um dos textos que mais gostei foi um artigo da Flávia Pardini, fundadora da Página 22. Ela, por sua vez, fala de uma palestra da pesquisadora Esther Duflo, que finalmente atinge o cerne da questão: estamos muito mais perto da ignorância que do conhecimento.

Isso porque quanto mais se sabe, menos se sabe. Quando mais pesquisamos, aprendemos, nos informamos sobre o mundo que nos cerca, mais descobrimos o quão pequena é nossa sabedoria em relação há tudo que há por se descobrir. Tive esse sentimento quando entrei na univesidade, a impressão de ter saído menos sábia do que entrei, mas não no sentido de “emburrecimento”, mas de “ainda desconhecimento”.

O texto de Flávia Pardini se volta para uma das áreas mais delicadas do conhecimento humano: a medicina. Ela fala sobre o “Currículo da Ignorância Médica”, criado, entre outros, pela filósofa Ann Kerwin, para mapear como não se sabe nos círculos médicos.

E é assustador admitir que, após milênios de desenvolvimento e séculos de estudos nós ainda não sabemos muita coisa. De fato, pode-se também dizer que nós nem sabemos que não sabemos.

Vale muito a pena ler o texto, que pode ser encontrado aqui, e refletir e pesquisar sobre esse assunto. Fica a dica.

Um comentário em “Sobre o que não sabemos

    Lou disse:
    28.julho.2010 às 19:00

    De comentario em comentario cheguei até aqui…Desconhecia a publicação e gostei muito… O texto da Flavia é verdadeiro e nos faz refletir sobre o quão somos refens de nosso pretenso conhecimento. Valeu a dica, obrigada…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s