Para adotar um bichano

Postado em Atualizado em

Já falei muito sobre ajuda a animais aqui no blog, mas não custa repetir. Porque é triste demais as pessoas tratarem animais como objetos, do tipo “estragou, joga fora”.

Já vi relatos de pessoas que adotam gatos ou cachorros e depois devolvem, porque o animal é agitado demais, ou quieto demais, ou pequeno demais, grande demais, muito novo, muito velho, não combina com a mobília, estraga a mobília, faz cocô demais, e todo tipo de motivos fúteis.

É uma vida, caramba! Se você tivesse um filho, o abandonaria porque ele ficou doente? Porque bagunça demais? Porque não é como você gostaria?

Muita gente acha que animais, principalmente os gatos, “se viram” bem nas ruas. Que vão se curar sozinhos se ficarem doentes, se secarem automaticamente se tomarem chuva ou mesmo se limparem sozinhos e que a comida brota do chão.

Há gente que quer matar todos as gatas da rua porque elas ficam miando quando estão no cio e não o deixam dormir. Engraçado é que essas mesmas pessoas são contra a castração, a maior estratégia para diminuir a população de rua, já que as pessoas continuam a abandonar os bichanos. Essas pessoas querem o quê? Um botão de mute ou de invisibilidade pra esse problema? Isso é infantilidade.

Bom, mas chega de reclamação. Vamos ao que interessa: fiquei sabendo de mais uma instituição, a PEA, que cuida desses animais. Foi criada pela Gaby Toledo, uma publicitária que se apaixonou por animais ao fazer uma campanha sobre essas criaturas. O Mulher 7 x 7 fez uma entrevista com ela.

No site da PEA há um manual sobre o que fazer quando se encontra um animal abandonado. O difícil é que não há lugar para o qual se possa levar o bichano, já que as ONGs estão superlotadas. O jeito é acolher o animal em casa, com os devidos cuidados, até que um lar definitivo seja encontrado.

Para quem quer adotar um bichinho (opção muito mais sustentável do que comprar), existem sites que divulgam os animais. Há tantos gatos e cachorros para doação, que é possível escolher sexo, cor, raça, idade e temperamento. Algumas opções:

Quero um Bicho – PA, PR, RJ, RS, SC, SP
PEA
– SP
Adote um Gatinho
– SP
Cats of Necropolis – SP
Gatinhos de Toda Parte
– SP, RJ, RS, PR, MG
Bichos Gerais – MG
SOS Bichos – MG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s