Vote no Ficha Limpa

Postado em Atualizado em

uma luz no fim do túnel?

falei e nem precisa repetir sobre o projeto Ficha Limpa, entregue com mais de 1,6 milhão de assinaturas no Congresso. Era para a votação ter acontecido hoje na Câmara dos Deputados, mas foi adiada outra vez.

Existe uma votação no Avaaz, site que hospeda petições públicas, que precisa de 2 milhões assinaturas. E além disso, o projeto está disponível no Vote na Web, no qual recebeu aclamação quase unânime.

Também têm acontecido algumas manifestações em diferentes cidades, e a população pressiona. Como não poderia deixar de ser, o projeto original sofreu algumas modificaçãozinhas. Se tornariam inelegíveis não aqueles candidatos condenados em primeira instância por crimes graves, mas os que forem julgados por um colegiado (o que corresponde à segunda instância na Justiça comum). A tese é de que um juiz  corre muito mais o risco de ser imparcial do que três ou mais magistrados decidindo juntos.

O que algumas pessoas não conhecem é o fato de que o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral já ter conseguido aprovar por meio de iniciativa popular a lei 9840, que trata sobre a compra de votos. Quem quiser pode ler a história dessa empreitada aqui e ficar com uma pontinha de esperança.

2 comentários em “Vote no Ficha Limpa

    Thais Oliveira disse:
    13.abril.2010 às 19:53

    Ja votei..e espero que mais pessoas votem …Nao adianta falar que nao crêmos nos políticos, se não cobrarmos , fiscalizarmos e movimentarmos a favor de trasparência e contra a corrupção.

      Lalá respondido:
      27.abril.2010 às 21:35

      Oba!
      E vamos lá!
      Tenho um projeto pra 2011: acompanhar e anotar todas as ações dos deputados e senador que eu eleger (ou de alguns eleitos por Minas, já que as pessoas em quem eu voto nunca ganham…)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s