Faça seus produtos de limpeza

Postado em

esgoto verde?
esgoto verde?

Cloreto de diestearil dimetil amônio, coadjuvante, conservante, corante, essência e veículo. Não é a fórmula de uma arma química, é a composição de um amaciante.

A começar pela falta de clareza sobre os ingredientes (veículo???) de um produto que vai ficar armazenado nas nossa roupas, da pra imaginar os benefícios que essa composição pode trazer para a nossa pele. Tanto é que muitas pessoas tem alergias a alguns produtos de limpeza, e desenvolvem problemas de pele se usarem uma roupa que ficou mergulhada nessas substâncias

Tirando os malefícios que os produtos de limpeza podem causar na nossa saúde (aromas “artificiais idênticos ao natural” podem causar dores de cabeça e enjoos), imagina o impacto no meio ambiente? Afinal, tudo vai pelo ralo, no final das contas. Muitos tem a sensação, e eu mesma já tive essa impressão, de que os resíduos desaparecem quando jogamos pelo ralo ou colocamos o lixo do lado de fora de casa. Pois na realidade é aí que o problema começa. Os produtos acabam inevitavelmente em um lixão, ou em rios.

Uma alternativa para minimizar esses dois problemas e de quebra ainda economizar uma boa grana é fazer seus próprios produtos de limpeza. Não é algo muito complicado, nem requer aparelhos sofisticados. O site da revista Vida Simples traz algumas receitas:

SABÃO LÍQUIDO PARA LOUÇA
• 2 litros de água
• 1 sabão caseiro ralado
• 1 colher de Óleo de Rícino
• 1 colher de Açúcar.
Ferver todos os ingredientes até dissolver e engarrafar.

DETERGENTE ECOLÓGICO

• 1 pedaço de sabão de coco neutro
• 2 limões
• 4 colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável)
Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida,esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem.Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais. Você obterá seis litros de um detergente que limpa, não polui, cujo valor econômico é incomparavelmente menor do que o do similar industrializado.

DETERGENTE ECOLÓGICO MULTIUSO

• Água
• Vinagre
• Amônia líquida (amoníaco)
• Bicarbonato de sódio e ácido bórico
Em um litro de água morna (cerca de 45º C), coloque uma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de amoníaco,uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de bórax ou ácido bórico. o Utilize em qualquer tipo de limpeza, em substituição aos multiusos convencionais. o Como qualquer produto de limpeza convencional, mantenha os detergentes ecológicos fora do alcance de crianças e animais domésticos. Fonte: Planeta na Web.

DESINFETANTE PARA BANHEIRO
• 1 litro de Álcool (de preferência 70º)
• 4 litros de água
• 1 Sabão Caseiro
• Folhas de Eucalipto
Deixar as folhas de eucalipto de molho no álcool por 2 dias. Ferver 1 litro de água com o sabão ralado, até dissolver. Juntar a água e a essência de eucalipto. Engarrafar.

AMACIANTE DE ROUPAS
• 5 litros de Água
• 4 colheres de Glicerina
• 1 Sabonete ralado
• 2 colheres de sopa de Leite de Rosas.
Ferver 1 litro de água com o sabonete ralado até dissolver. Acrescentar mais 4 litros de água fria, as 4 colheres de glicerina e as 2 colheres de Leite de Rosas. Mexer bem até misturar e depois engarrafar.

LIMPANDO JANELAS E ESPELHOS:
Para limpeza de rotina, use 3 colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velhos. Fonte: Greepeace

PARA LIMPAR E DESODORIZAR CARPETES E TAPETES: Misture duas partes de fubá com uma parte de bórax. Pulverize generosamente, deixe descansar por uma hora e aspire. Uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando-se o carpete com bicarbonato e aspirando logo a seguir. Fonte: Greepeace

PARA AMACIAR SUAS ROUPAS: Adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxágüe. Fonte: Greepeace.

LIMPANDO O BANHEIRO: Para limpeza geral de banheiros, use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Para limpar bacias, aplique uma pasta de bórax e suco de limão. Deixe por algumas horas e dê descarga. Ou utilize uma solução forte de vinagre. Fonte: Greepeace.

PARA LIMPAR VIDROS E TIRAR GORDURA: Use uma solução de vinagre ou limão diluídos em água.

PARA LIMPAR O FORNO:
Basta uma solução de água quente com bicarbonato de sódio, que deve ser passada com um pano fino.

PARA LIMPAR PANELAS E FORMAS QUEIMADAS: Cubra a área com uma fina camada de bicarbonato de sódio e água e deixe descansar por algumas horas antes de lavar.

OUTRO LIMPADOR PARA JANELAS: Misture ½ xícara de álcool, 2 xícaras de água e uma colher de sopa de amoníaco. Coloque luvas e aplique a solução com um pedaço de pano.

JANELAS E ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO:
Para manter janelas e esquadrias de alumínio sempre brilhando como novas, é só limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Em seguida é só passar um pano macio ou flanela. Fonte: Livro Sebastiana Quebra-Galho, de Nenzinha Machado Salles.

LIMPADOR PARA PISOS DE CERÂMICA: Misture no seu balde de limpeza, aproximadamente 3,5 litros de água com ¾ de xícara de vinagre branco e ½ xícara de amoníaco. Lave o piso como de costume. Fonte: Casa Club TV.

NO LUGAR DA NAFTALINA: A naftalina afeta o fígado e os rins, utilize sachês com flores de lavanda em seu lugar.

DESODORANTE DE AMBIENTE: Pode ser substituído por uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão. Além de gastar menos dinheiro, você vai estar evitando produtos responsáveis pelo aumento de doenças respiratórias e alergias. Fonte: WWF Brasil.

11 comentários em “Faça seus produtos de limpeza

    Diva disse:
    17.dezembro.2013 às 15:26

    Amei…muito obrigada vou testar todos.

    LISLAINE BELO disse:
    12.dezembro.2013 às 22:55

    feliz por vc ser tão amiga, passar segredos de como viver melhor só sendo amiga obg.

      Larissa Veloso respondido:
      13.dezembro.2013 às 3:26

      Poxa… Obrigada!

    marinacosta disse:
    16.junho.2013 às 8:56

    Adorei todas ás receitas caseira que já fiz por enquanto pretendo fazer muito mais é uma grande ajuda no orçamento da casa

    ROZILANE SILVA disse:
    4.junho.2013 às 17:17

    MUITO BOM. COPIEI TODAS.

    Cleo cruz disse:
    27.maio.2011 às 15:50

    Adorei sai mais em conta e e bem facil d fazer.

    Sonia Regina disse:
    31.dezembro.2009 às 11:12

    Gostaria que me respondessem a uma pergunta. Posso usar ácido borico no lugar do Borax?
    Agradeço a todos. Feliz 2010…….

    ilka disse:
    26.outubro.2009 às 16:03

    Achei ótimo e estou usando para fazer uma feira verde na faculdade.

    elisa disse:
    27.setembro.2009 às 13:13

    muito legal. curti e mandei pros amigos.

    Nathi disse:
    21.setembro.2009 às 13:37

    Aiiiiiiiiiiiiiiii
    eu adorei as receitas e posso confirmar que funcionam pq eu teste e funcionou.

    Emanuel Cortez disse:
    14.setembro.2009 às 10:41

    Bom dia, parabéns pela iniciativa de divulgar estas informações que com simplicidades podemos pouco a pouco melhorar nossa qualidade de vida e promover a sustentabilidade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s