O que não se diz sobre Sarney

Postado em

Retratos do coronelismo?
Retratos do coronelismo?

Em qualquer empresa, quando um funcionário é desonesto ou comete um erro grave (além de ele ir para a rua), quem o contratou também é responsabilizado. Mesmo quando o que paira ainda são suspeitas, o funcionário E o chefe que o contratou ficam com o filme queimado.

Há cerca de um mês, um funcionário do poder público tem sido alvo constante de denúncias. A mídia, os políticos, a sociedade e até os botequeiros já falaram que Sarney empregou parentes, desviou dinheiro da Petrobras, tem contas no exterior, favoreceu ilicitamente os compadres, editou atos secretos, mentiu em plenário e outras falcatruas.

Mas ninguém tocou ainda num ponto que está explícito. José Sarney só está lá porque 152.486 amapenses votaram nele. Longe de mim culpar o povo do Amapá (a jogadinha de mudar o domicílio eleitoral do Maranhão pro Amapá, diminuindo o número de votos a serem conquistados devia constar da lista), muitos outros políticos ilustres estão aí de novo, haja visto ACM, Eduardo Azeredo e outros.

O que eu quero dizer é que existe muito alarde para se responsabilizar o político e pouco para responsabilizar o povo, que em última instância é quem coloca o estimado senador lá na tribuna para fazer o que bem entender.

Fala sério, uma estimativa: quem, dentro do movimento #forasarney acompanha as ações do senador que elegeu em 2006? Ou melhor: quem sequer se lembra do candidato no qual votou nas últimas eleições? 50%? 40?

Acho que tá  na hora de falar menos e fazer mais, né? Ainda é tempo, as eleições 2010 estão aí. Em Minas, tem uma iniciativa ótima que ajuda a acompanhar os políticos: a ong Meu Deputado.org. Lá dá pra ler perfis e contas de todos os deputados estaduais mineiros. A ong Transparência Brasil tem o projeto Excelências, que traz detalhes sobre os deputados federais, estaduais, vereadores e senadores.

Quem quiser ir direto à fonte, pode ir no site do Senado, da Câmara de Deputados e das Assembleias, e procurar por político, quais projetos de leis eles estão envolvidos.

Não tem saco? Mas pra falar mal do Sarney você tem, né?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s