Junte-se à rede Freecycle

Postado em Atualizado em

freecycleDeron Beal tinha um problema na pequena Ong na qual trabalhava na cidade de Tucson, nos EUA. Por mais estranho que possa parecer, ele simplesmente não conseguia arranjar pessoas que quisessem receber como doação todo o material que ele encontrava nos depósitos abandonados e terrenos baldios. Geladeiras fora de moda mas ainda em funcionamento, móveis com pequenos defeitos e outras quinquilharias entulhavam os lotes da cidade e apodreciam ao sol, enquanto ele tinha certeza que alguém poderia precisar deles.

Foi então que idéia para a criação de um rede de doações na internet surgiu. Ao invés dos meios tradicionais, nos quais

quinquilharias: você pode se livrar delas.
quinquilharias: você pode se livrar delas.

as entidades procuram angariar o máximo de intens, para depois distribuir entre os carentes, a rede Freecycle é um pouco mais… pessoal. Em um grupo comum de e-mails, que é criado no Yahoo Groups, o próprio interessado é que faz o pedido, enviando um e-mail com o assunto “Aceito monitor de computador”, por exemplo. Quem na rede tiver esse objeto disponível, responde ao pedido. Por outro lado, quem tiver a casa entulhada de quinquilharias, pode enviar um e-mail com  o assunto “Ofereço rack de som, abajour com lantejoulas, baú velho em boas condições” e assim por diante.

Eis um pouco da filosofia Freecycle, extraída do e-mail de boas vindas: “O Freecycle une pessoas que possuem objetos que não precisam mais a pessoas que ainda podem usar esses objetos. O objetivo é deixar objetos em condições de uso fora dos depósitos de lixo. Ao utilizar o que já temos nesta Terra, reduzimos o consumismo, fabricamos menos mercadorias e diminuímos o impacto dos depósitos de lixo sobre a Terra. Outro benefício da utilização do Freecycle é que ele nos encoraja a nos desfazer de coisas que não precisamos mais, ao mesmo tempo que ajudamos a comunidade local.”

Sacou?

As redes são divididas por cidades, de modo que fica fácil de entregar e receber “encomendas”. O número de participantes vem crescendo a cada dia, e muitas novas redes foram criadas. A organização chegou a ser tema de duas matérias do Folha Online. Pra se ter uma idéia, em julho de 2008, eram apenas 8 redes brasileiras. Hoje, existem 22. Veja alguns exemplos:

Freecycle em Belo Horizonte
Freecycle no Rio de Janeiro
Freecycle em São Paulo

Quem não encontrou uma rede na sua cidade, tem a liberdade para criar a sua. Pra saber mais, entre no site oficial (em inglês).

Um comentário em “Junte-se à rede Freecycle

    Doação: Revistas Gloss | lidifaria.com disse:
    2.março.2010 às 1:01

    […] Veja a mensagem do e-mail de boas-vindas (que extraí do Blog Sustentável). […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s