Seja um Carro a Menos

Postado em Atualizado em

bicicleta1Nem precisa dizer que o trânsito nas maiores cidades brasileiras está o caos, né? Nem precisa dizer que os automóveis são um dos principais emissores de gás carbônico. Esse post é um sugestão da minha amiga Mariana Congo, que quis contar um pouco da sua experiência:
 
“Um dia desses, engarrafada dentro de um ônibus dentro de um trânsito qualquer, num horário de pico qualquer, em uma Avenida Amazonas em um Centro qualquer, vi um cara pedalando. A cena passaria desapercebida se não fosse os dizeres que ele carregava nas costas. Pregada em sua mochila estava uma placa que dizia “um carro a menos“. Aquilo me comoveu muito, ainda mais depois de olhar para os lados e ver quandos carros carregavam uma única pessoa dentro e ocupavam tanto espaço e cuspiam fumaça. E o cara ali, no meio do centrão de BH, sendo um carro a menos.”

Outra militante das bicicletas é vereadora de São Paulo Soninha. Ela costumava ter um blog na Folha Online, e foi de lá que eu tirei esse trecho:

“A bicicleta não é um meio de locomoção excêntrico, “radical”. Eu não sou atleta e pedalo por aí, vencendo pequenas distâncias. Não é coisa de jovens malucos e irresponsáveis. É o veículo de pedreiros, garçons, porteiros, seguranças, muitos estudantes e alguns professores. E está contemplada no Código Brasileiro de Trânsito, que diz que ela pode – deve – circular no leito carroçável. E como é muito frágil, como tem uma pessoa em cima dela sem muito anteparo e a comparação/competição com uma lata de muitas toneladas se deslocando a 16 metros por segundo, mil por minuto, sessenta mil por hora lhe é bastante desfavorável, a norma legal prevê que uns mantenham distância razoável dos outros – isto é, um metro e meio. “

Para quem quiser conhcer mais sobre o que escreve a Soninha, pode visitar o novo blog dela.

E para quem quiser ser um carro a menos, vários sites de apoio à bicicleta estão por ai:
 
Para quem já é um carro a menos, aqui dá pra baixar a imagem e colar na bike:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s